E-Book - Vasos de Pressão: por que apostar em diferenciais técnicos

Na medida em que matérias primas, equipamentos e processos são desenvolvidos, os vasos de pressão otimizam e evoluem os processos de produção.

Processo de produção
Os vasos de pressão são reservatórios com a finalidade de armazenar e processar líquidos e gases sob pressão, ou então sob vácuo parcial ou total. Salvo exceções, eles são projetados e construídos por encomenda, para atender em cada caso determinada finalidade ou condição de desempenho.

Aplicação variada
Os vasos de pressão são utilizados em diferentes situações e locais. Nas indústrias, para armazenamento de gases de processo; também são encontrados em hospitais, para armazenamento de oxigênio; e em residências, para armazenar gás liquefeito de petróleo (GLP), entre outras inúmeras utilizações.

Segurança e fiscalização
Esses produtos seguem normas de importantes instituições reguladoras. As principais são a ASME (American Society of Mechanical Engineers), a NR13, a Norma Regulamentadora para Caldeiras e Vasos de Pressão, que é referência para adequar a operação dos vasos de pressão de forma segura e efetiva.